Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais -  EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida. 

O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.

O Decreto-lei n.º 92/2014 de 20 de junho, estabelece o regime jurídico das escolas profissionais privadas e públicas, no âmbito do ensino não superior, regulando a sua criação, organização e funcionamento, bem como a tutela e fiscalização do Estado sobre as mesmas.

CICLO EQAVT

CICLO EQAVET

Planificação - estabelecer metas e objetivos apropriadas e mensuráveis. 

Implementação - estabelecer procedimentos que asseguram o cumprimento das metas e objetivos definidos.

Avaliação - desenvolver mecanismos de recolha e tratamento de dados que sustentem a avaliação fundamentada dos resultados esperados.

Revisão - desenvolver procedimentos para atingir os resultados ainda não alcançados e/ou estabelecer novos objetivos em função das evidências geradas, por forma a garantir a introdução das melhorias necessárias.
Fonte: http://www.anqep.gov.pt/

 

ORGANOGRAMA da Equipa EQAVET

 

  Documentação
 
  Documento PDF      Cartaz de Divulgação    
     
  Documento PDF      Regimento da Equipa EQAVET
     
  Documento PDF      Recolha de Indicadores dos Ex-alunos
     
  Documento PDF      Documento Base
     
  Documento PDF      Plano de Ação 2023/2024
 
  Ações de esclarecimento sobre o Quadro EQAVET
 
  Documento PDF    Ação para alunos Documento PDF    Apresentação     Documento PDF    Flyer       
  Documento PDF    Ação para empresas Documento PDF    Apresentação Documento PDF    Flyer
  Documento PDF    Ação para encarregados de educação       Documento PDF    Apresentação Documento PDF    Flyer
             
  Documento PDF     Oferta Formativa        
        
  Documento PDF   Análise do Questionário sobre as Expetativas aplicado aos alunos aplicado aos alunos
             
  Documento PDF   Análise do Questionário de Ensino-Aprendizagem aplicado aos alunos
             
  Documento PDF    Relatório intermédio - Balanço do Plano de Ação
             
  Documento PDF    Relatório do Operador        
             
  Documento PDF    Análise do Questionário sobre as Expetativas aplicado aos alunos
             
  Documento PDF     Análise do Questionário Ensino-Aprendizagem aplicado aos alunos
             
  Documento PDF    Relatório Final de Verificação
             
  Documento PDF

    Selo de Qualidade EQAVET

       
             
  Documento PDF     Relatório de Progresso N.º 2        
             
  Documento PDF     Relatório de Progresso N.º 3        

Sendo a autoavaliação um aspeto fundamental para conhecer o ponto de partida e, ao mesmo tempo, definir um rumo a seguir, a escola sede, então ainda não agrupada, no ano letivo 1994/95 implementou o projeto “Observar para Melhorar”, no âmbito do Observatório de Qualidade da Escola PEPT-DEPGEF. Nos anos subsequentes, com algumas adaptações sucessivas, foi seguido o Guião Organizativo do Observatório de Qualidade da Escola.

No ano letivo 2003/2004, a escola sede encetou processos sistemáticos de autoavaliação, através da implementação do sistema de avaliação CAF, tendo ainda em conta a Lei nº 31/2002. Dada a complexidade deste sistema, a Comissão de autoavaliação optou por, durante esse ano letivo elaborar os inquéritos respeitantes à CAF e avaliou as alíneas a), b), c) e h) da referida lei. No ano letivo seguinte aplicaram-se os questionários da CAF, tendo sido feito o seu relatório de análise que apresenta propostas de melhoria.

Posteriormente, a escola sede contactou a empresa Índice Consultores, procurando uma ajuda externa para a implementação de mecanismos mais eficientes de autoavaliação. Em 2005/2006 o Agrupamento assinou um protocolo com esta empresa, com vista à formação dos elementos que, futuramente, haveriam de constituir a Comissão da Qualidade. A referida Ação iniciou-se em Setembro de 2006, tendo-se começado a construir bases mais sólidas e organizadas para a implementação de processos de gestão e autorregulação que permitissem promover a eficácia e a melhoria contínua. A partir do ano letivo 2007/2009, no âmbito da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2008), o Agrupamento foi alvo de inúmeras auditorias internas e externas, tendo-lhe sido atribuída certificação de conformidade (escola sede), a partir do ano letivo2009/2010, por parte de uma entidade externa certificadora.

No ano letivo 2016/2017 iniciou-se um novo ciclo de implementação do modelo CAF, agora na sua versão CAF-Educação. Um grupo de 20 elementos (docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais) integraram a ação de formação de 60 horas “CAF-Educação, Modelo de Autoavaliação”, que culminou com a elaboração do Relatório de Autoavaliação do Agrupamento.

No ano letivo 2017/2018 a equipa CAF encontra-se a frequentar a formação “CAF/EFQM – Estratégias de Melhoria para a Excelência Organizacional”, que culminará na elaboração do Plano de Ações de Melhoria e na preparação da candidatura ao processo de validação externa PEF (Procedure for External Feedback), concedida pela DGAEP.

Em 2018 foi atribuído ao agrupamento o selo “Effective CAF User”, no seguimento da implementação do processo de autoavaliação CAF-Educação.


DOCUMENTAÇÃO

Documento PDF     Relatório de Autoavaliação
     
Documento PDF   Plano de Melhoria
     
Documento PDF   Relatório Feedback Externo CAF
     
Documento PDF   Questionários de Satisfação 2022-2023

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

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Fax: 262 989 083

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