Leituras a Oeste - Projeto aLer+ 2017

Nome dos professor(es) coordenador(es):
-
Ana Paula Príncipe Cardoso, Célia Marques e Maria José Duarte

Âmbito/objetivos do Clube/projeto:
Projeto apresentado pelo Agrupamento no âmbito do ano zero da iniciativa aLer+ 2027, proposta pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Os objetivos do projeto Leituras a Oeste inserem-se no espírito do programa aLer+ 2017, nomeadamente:
- Desenvolvimento de um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler;
- Implementação de novas estratégias e de novas práticas em contextos formais e informais de aprendizagem e de socialização da leitura; 
- Utilização de recursos em formatos diversificados, tradicionais ou digitais.

Principais atividades/ações:

- 1ª Ler e Aprender
Ação de continuidade para o pré-escolar e 1º ciclo, com maior incidência nas duas Bibliotecas Escolares do 1º ciclo, com base no Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e no documento interno Plano de Ação da Literacia da Informação no Agrupamento.

- 2ª Multileituras
A implementar na escola sede, no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar/ RBE e do projeto Há Ler e e-Ler, abordando a leitura e literacias associadas numa perspetiva multifacetada, em termos de currículos, temáticas, formatos e recursos. Pretende-se implementar projetos em contexto formal, de âmbito multidisciplinar, em sede dos Projetos de Turma e com adesão dos Conselhos de Turma, numa perspetiva transversal; com utilização de múltiplos formatos, tradicionais e digitais, ao nível de recursos e de produtos de trabalho.

- 3ª Onde está o LEITOR?
A implementar na escola sede de Agrupamento. Esta ação pretende reforçar a vertente formativa, lúdica e/ ou competitiva, em contextos informais ou formais, que envolvam a leitura e os alunos em atividades de adesão autónoma, no âmbito da leitura e literacias associadas.

Pretende-se promover a leitura em contextos sociais, de âmbito local ou concelhio e valorizar a participação dos alunos em projetos de leitura junto dos encarregados de educação.

Horário de funcionamento (quando aplicável):
---


Galeria de Imagens

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros Voluntários
2460-654 S. Martinho do Porto
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 262 985 090
Fax: 262 989 083

© 2018 AESMPORTO

Procurar