Eco-Escolas

Coordenadores

     João Filipe Légua da Costa

     Maria da Conceição Dias Calado André Aurélio

 

Quem Somos

     Eco- Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

     No âmbito deste programa a escola pretende envolver os alunos em diversos projetos de modo a melhorarem a consciência ambiental da comunidade escolar e educativa e contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância de preservar o ambiente em que vive.

 

Para Receber a Bandeira Verde:

     A Escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:

  1. Conselho Eco-Escolas
  2. Auditoria Ambiental
  3. Plano de Ação
  4. Monitorização/Avaliação
  5. Trabalho Curricular
  6. Divulgação à Comunidade
  7. Eco-Código

 

     São Abordados os temas base: Água, Resíduos, Energia e ainda complementarmente: Alimentação Saudável, Biodiversidade, Agricultura Biológica, Espaços Exteriores, Ruído, Transporte, Mar e Floresta.

     Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base, pelo menos um dos temas do ano (2023-24: espaços exteriores e geodiversidade), e ainda, opcionalmente outros temas.

     O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projetos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

     Uma escola que pretenda ser reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas deverá apresentar a sua candidatura na qual demonstrará o cumprimento da metodologia e dos temas de trabalho propostos, bem como das ações programadas.

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros Voluntários
2460-654 S. Martinho do Porto
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 262 985 090
Fax: 262 989 083

© 2018 AESMPORTO

Procurar