etwinningO eTwinning é a comunidade de escolas da Europa. Proporciona uma plataforma para que os profissionais de educação (professores, diretores, bibliotecários) que trabalham numa escola num dos países Europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar, em suma, sentir.se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. (in www.etwinning.net)

 

Neste ano letivo, a professora Paula Almeida e os alunos da turma do 10.º A estão a desenvolver o projeto Mathematical Thoughts com uma escola da Grécia.

Os objetivos deste projeto são:

  • Desenvolver a comunicação em Inglês
  • Conhecer aspetos da escola, localidade e de outro país (Grécia)
  • Partilhar Experiências
  • Desenvolver a utilização de diversas ferramentas TIC;
  • Reforçar atitudes de respeito e de valorização da sua e de outras culturas;
  • Desenvolver o trabalho colaborativo;
  • Partilhar tarefas matemáticas;
  • Reforçar a consciencialização da universalidade da Matemática.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2018/2019

etwinning         Apresentação das escolas e países 
     
etwinning       Quiz de Geometria
     
etwinning      Quiz de Funções

Nome dos professor(es) coordenador(es)
    No 2.º e 3.º ciclo - Isabel Coelho
    No ensino secundário - Luís Teixeira

 

O que é o Parlamento dos Jovens?

  • É um programa promovido e organizado pela Assembleia da República;
  • Tem como objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade;
  • Destina-se a todos os alunos de 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de todas as escolas do país.

 

Como se concretiza?

  1.  Em cada Escola, no início do ano, os directores de turma informam os alunos do tema para debate.
  2. Os alunos interessados em participar mobilizam-se, em grupos de 10, e formam LISTAS, a nível do ensino básico e a nível do ensino secundário. São candidatos a deputados na sua Escola e devem preparar e apresentar 3 propostas (MEDIDAS) que revelem ideias novas ou que constituam propostas de solução ou melhoria para o tema em debate.
  3.  Realizam-se eleições para escolherem a LISTA que apresenta as melhores MEDIDAS e os deputados responsáveis pela sua apresentação.
  4. No final desta etapa, cada Escola decide quais as 3 MEDIDAS finais e os 3 deputados (2 efetivos +1 suplente) que irão à sessão distrital.
  5. A nível distrital, realiza-se, seguidamente, um parlamento distrital onde estão presentes os deputados de cada escola. Aí, apresentam e defendem essas MEDIDAS, representando a Escola.
  6.  Posteriormente, a nível nacional, realiza-se uma nova etapa de seleção, de entre as medidas representativas de cada distrito e dos deputados que as defendem.
  7.  Finalmente, no Parlamento da Assembleia da República, haverá um único deputado eleito que apresentará as MEDIDAS FINAIS, resultantes de todo este processo.

Nome dos professor(es) coordenador(es):
-
Ana Paula Príncipe Cardoso, Célia Marques e Maria José Duarte

Âmbito/objetivos do Clube/projeto:
Projeto apresentado pelo Agrupamento no âmbito do ano zero da iniciativa aLer+ 2027, proposta pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Os objetivos do projeto Leituras a Oeste inserem-se no espírito do programa aLer+ 2017, nomeadamente:
- Desenvolvimento de um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler;
- Implementação de novas estratégias e de novas práticas em contextos formais e informais de aprendizagem e de socialização da leitura; 
- Utilização de recursos em formatos diversificados, tradicionais ou digitais.

Principais atividades/ações:

- 1ª Ler e Aprender
Ação de continuidade para o pré-escolar e 1º ciclo, com maior incidência nas duas Bibliotecas Escolares do 1º ciclo, com base no Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e no documento interno Plano de Ação da Literacia da Informação no Agrupamento.

- 2ª Multileituras
A implementar na escola sede, no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar/ RBE e do projeto Há Ler e e-Ler, abordando a leitura e literacias associadas numa perspetiva multifacetada, em termos de currículos, temáticas, formatos e recursos. Pretende-se implementar projetos em contexto formal, de âmbito multidisciplinar, em sede dos Projetos de Turma e com adesão dos Conselhos de Turma, numa perspetiva transversal; com utilização de múltiplos formatos, tradicionais e digitais, ao nível de recursos e de produtos de trabalho.

- 3ª Onde está o LEITOR?
A implementar na escola sede de Agrupamento. Esta ação pretende reforçar a vertente formativa, lúdica e/ ou competitiva, em contextos informais ou formais, que envolvam a leitura e os alunos em atividades de adesão autónoma, no âmbito da leitura e literacias associadas.

Pretende-se promover a leitura em contextos sociais, de âmbito local ou concelhio e valorizar a participação dos alunos em projetos de leitura junto dos encarregados de educação.

Horário de funcionamento (quando aplicável):
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A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

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