No solarengo dia 16 de outubro, a turma de primeiro ano dos Cursos Profissionais de Técnico de Desporto e de Técnico de Multimédia realizaram uma visita de campo em torno da baía de S. Martinho do Porto. Aí puderam encontrar bons e maus hábitos de sustentabilidade do planeta e defesa do meio ambiente por parte da população, que resultou numa compilação de fotografias.

SMP sustentavel2   SMP sustentavel3    
         
SMP sustentavel1       SMP sustentavel4    
         

Viviana

Eu sou a Viviana Rodrigues, no ano letivo de 2019/2020 terminei o Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, também conhecido por TGPSI.

Iniciei o curso no ano letivo de 2017/2018, depois de já ter estado um ano no ensino secundário regular. Contudo, o meu caminho não passava por esta formação. O curso de informática sempre foi o que pretendi, embora não tenha conseguido ingressar nele, na altura em que o desejava, por este não ter aberto no ano letivo de 2016/2017.

Ao longo do curso, acabei por sentir algumas dificuldades, como, por exemplo, em programação, o que me fez querer desistir e duvidar das minhas próprias capacidades. Com todas estas barreiras, acabei por demonstrar pouco interesse na disciplina ao longo do segundo ano. Todo esse percurso me fez crescer e perceber que, muitas das vezes, não podemos desistir ao primeiro obstáculo e que devemos persistir e perceber o que nos impede de avançar.

Este curso, também me fez fortalecer o meu gosto por design gráfico. Durante os três anos do curso, fiz sempre os cartazes da oferta formativa da escola e, em algumas das atividades feitas, fazia os cartazes ou identificações das mesmas.

Os estágios feitos, no segundo e terceiro anos, deram-me uma visão alargada de como seria o mercado de trabalho e de como podia aplicar os meus conhecimentos adquiridos no curso àquilo que me rodeia e ao contexto futuro. Todo este percurso influenciou o meu caminho e decisão profissional.

Hoje, trabalho na Staples como técnica de informática (EasyTech), onde realizamos reparações de hardware e resolvemos, também, problemas de software, entre outras atividades. Todas estas funções foram também desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo do curso, o que hoje é uma vantagem face àquilo que é o meu desempenho e conhecimento no trabalho.

Joao Inacio

Olá, sou o João Filipe Sousa Inácio e frequentei o curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

O meu percurso neste curso foi longo e mexeu muito com a minha cabeça. Tive dúvidas, incertezas, falta de confiança nos trabalhos, mas, com a ajuda de todos os integrantes da turma e professores, tornou-se fácil e rápido.

Tive a sorte de frequentar o estágio na mesma empresa nos dois anos (11º e 12º anos), no qual pude aprender, conviver e aplicar todos os meus conhecimentos.

O mesmo foi uma maneira de trabalhar os meus medos e a minha autoconfiança, visto que me fizeram sentir como se estivesse na escola.

Após a conclusão do curso, sinto-me preparado para trabalhar, sendo que o estágio serviu como uma janela entreaberta para saber como o mercado de trabalho funciona.

Maria

Olá, chamo-me Francisca Mendes, tenho 20 anos e frequentei a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto.

No 9ºano temos que decidir algo para as nossas vidas. Que curso irei tirar? Eu decidi tirar um curso profissional (sinceramente, eu queria fugir aos exames), Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. Ao início, eu só pensava “onde me vim meter!”. Era a única rapariga!

(Para quem acha que cursos profissionais são para burros, digo já, venham fazer um e depois digam quem é que é burro afinal!)

Criei grandes amizades neste curso, adorei todas as nossas saídas, as participações em organizações de eventos desportivos. Basicamente, adorei a dinâmica do curso. As vantagens dos cursos profissionais é que com estágio temos acesso ao mercado de trabalho e isso é importante saber como se trabalha, temos que ganhar confiança em nós mesmos. A PAP, para mim, foi o maior desafio. Eu criei um evento com crianças e toda a preparação, os patrocínios e autorizações foram tratados pessoalmente. É importante comunicar! Com tanto trabalho e esforço, não tive a nota que esperava, mas graças a Deus a minha PAP correu SUPER BEM e sem imprevistos e isso soube muito melhor do que uma nota. Não é um número que nos define não é verdade?

Nos estágios, eu tive oportunidade de trabalhar com crianças e foi aí que me apercebi que trabalhar com crianças era a minha área. Quando terminei o 12º ano, concorri para a Escola Superior de Educação de Santarém. Com muita ansiedade, finalmente saíram os resultados e entrei para um TESP. Para quem não sabe, TESP é um Curso Técnico Superior Profissional. Entrei para o curso Acompanhamento de Crianças e Jovens eu fiquei SUPER feliz (histérica, na verdade). Atualmente, estou no 2º ano e, mais uma vez, estou a adorar!

A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros Voluntários
2460-654 S. Martinho do Porto
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 262 985 090
Fax: 262 989 083

© 2018 AESMPORTO

Procurar