Olá! Chamo-me João Tomás, tenho 23 anos e frequentei a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto. Até ao 9º ano, o meu percurso escolar foi igual ao vosso, até ao momento da escolha do curso que iria seguir. Optei primeiramente por escolher Ciências e Tecnologias porque como muitos pensam, é o curso que garante melhor futuro. Porém após 2 anos, decidi que não estava a seguir um caminho que me iria tornar feliz e concretizado para o resto da vida. Foi aí então que tomei a decisão que mudou totalmente a minha vida. Mudei para o Curso Profissional de Desporto, e sinceramente, foi a melhor decisão que pude tomar. Regredi 1 ano, mas ganhei muito com isso. Deu-me uma nova oportunidade para corrigir os erros do passado e seguir o caminho que realmente sempre quis.
O Curso Profissional de Desporto é muito importante para pôr em prática o vosso conhecimento, tanto em lecionação, como em organização de aulas e eventos. É uma via de crescimento pessoal incrível, sendo os Estágios uma grande oportunidade para tal.
No final do curso (2019-2020) optei por seguir para a Licenciatura, sendo que tive ainda que fazer exame de português. Após a realização do exame e o processo de candidatura, consegui ser colocado no curso de Desporto e Atividade Física, na Escola Superior de Educação de Viseu.
Para todos que pensam que não conseguem ir para uma Licenciatura por estarem num curso profissional, acreditem. Os alunos de profissional não são desvalorizados no processo de candidatura, sendo que a média vale tanto como dos cursos regulares. Apenas devem se esforçar durante o curso, aproveitar a ajuda e apoio dos professores, e esforçarem-se no exame de português e têm todas as possibilidades de seguir o vosso rumo para o ensino superior. O curso é acessível, todos vocês têm capacidades para conseguir terminar e seguir o vosso objetivo.
Relativamente à licenciatura, foram 3 anos árduos, sendo que a dificuldade e a independência aumentam consideravelmente. Porém nada que ninguém conseguisse fazer. A pedagogia abordada e o conhecimento adquirido no Curso Profissional de Desporto ajudou bastante até para ter uma "bagagem" maior que alunos vindos de outras áreas. No meu curso tinha alunos de todos os cursos imagináveis, com passados completamente diferentes, e muitos deles terminaram-no, incluindo eu (2022-2023).
Neste momento, já com a licenciatura terminada e com o nível 1 de Treinador de Natação, estou a trabalhar nas piscinas de bombeiros das Caldas e bem encaminhado para entrar no curso de mestrado de Ensino de Educação Física em Vila Real.
Há 6 anos estava perdido sobre o meu futuro, sem saber o que fazer. E agora (2024), estou a trabalhar como Treinador de Natação e com perspetiva para me tornar um Professor de Educação Física num futuro próximo. Tudo é possível, mesmo quando parecem estar perdidos. E nunca se esqueçam desta frase:
Por vezes, mais vale dar um passo atrás, para depois dar muitos à frente.
|