RENOVAÇÕES DE MATRÍCULA 2020/2021

 

Pré-escolar

Pode renovar a matrícula de 4 maio a 30 de junho no Portal das Matrículas

https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home

Quando indicar o estabelecimento de ensino que pretende frequentar (no ponto 4) responda que “Sim” à renovação simplificada.

Em alternativa, caso não consiga fazer através do site, envie um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para lhe serem facultadas outras opções de renovação.

 
Caso deseje beneficiar dos Serviços de Ação Social Escolar (SASE) deve ainda enviar:
  • Declaração da Segurança Social com informação de escalão, com data atual.

Caso deseje usufruir do serviço de Apoio à Família no pré-escolar deve ainda enviar:

  • Declaração do IRS de 2019
  • Declaração do horário de trabalho dos pais/encarregado de educação.

NOTAS:

Os documentos solicitados deverão ser anexados à Matrícula Eletrónica no Portal das Matrículas, no separador próprio para o efeito. Caso não seja possível, deve enviar para o seguinte mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Após ter lido os documentos acima mencionados a matrícula deverá ser complementada através do preenchimento do seguinte formulário:

FORMULÁRIO DA RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA

 

Só após o preenchimento do Portal das Matrículas e do formulário é que está completo o processo de renovação de matrícula.

 

Para o 2º ao 12º ano

As renovações irão decorrer a partir do dia 26 de junho através do Portal das Matrículas

https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home

 

AVISO MATRÍCULAS 2020-2021 - PRÉ-ESCOLAR E 1º ANO

 

Informa-se toda a comunidade educativa que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, conjugado com o Despacho Normativo n.º 5/2020 de 21 de abril o período de matrículas NO PRÉ-ESCOLAR E 1º ANO para o ano letivo 2020/2021 decorre entre o dia 4 de maio e o dia 30 de junho.

Tendo em conta o estado de pandemia, a necessidade de minimizar os contatos físicos e a deslocação à escola sede, todos os procedimentos para realizar as matrículas serão efetuados online.

Assim os pedidos de matrícula serão apresentados preferencialmente via Internet, no portal (portaldasmatriculas.edu.gov.pt), com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Documentos necessários do aluno:

  • Cartão de Cidadão / Cédula / Passaporte válido;
  • Nº da Segurança Social (NISS);
  • Nº de Identificação Fiscal (NIF);
  • Nº do Cartão de Utente e do subsistema de saúde (caso possua);
  • Comprovativo de morada (recibo luz/ telefone/ água) ou declaração de entidade patronal (no caso de matrícula pela atividade profissional);
  • Boletim de vacinas atualizado

Documentos necessários do encarregado de educação:

  • Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão / Passaporte válido;
  • Nº de Identificação Fiscal (NIF);
  • Comprovativo do agregado familiar validado pela Autoridade Tributária – apenas no caso do Enc. de Educação diferente de pai/mãe

Caso deseje beneficiar dos Serviços de Ação Social Escolar (SASE) deve ainda enviar:

  • Declaração da Segurança Social com informação de escalão, com data atual.

Caso deseje usufruir do serviço de Apoio à Família no pré-escolar deve ainda enviar:

  • Declaração do IRS de 2019
  • Declaração do horário de trabalho dos pais/encarregado de educação.

 

NOTAS:

Os documentos solicitados deverão ser anexados à Matrícula Eletrónica no Portal das Matrículas, no separador próprio para o efeito. Caso não seja possível, deve enviar para o seguinte mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Antes de preencher o formulário deverão ser lidos os seguintes documentos:

Doc. 1 – Consentimento prévio do titular dos dados pessoais

Doc. 2 – Excerto do Regulamento Interno respeitante a alunos e encarregados de educação

Doc. 3 – Condições de fornecimento das refeições escolares e AAAF

 

Após ter lido os documentos acima mencionados a matrícula deverá ser complementada através do preenchimento do seguinte formulário:

FORMULÁRIO DA MATRÍCULA

 

Só após o preenchimento do Portal das Matrículas e do formulário é que está completo o processo de matrícula.

 

Se não for possível realizar a matrícula online deve telefonar para a secretaria da escola sede do agrupamento (tel 262 98 50 90) para indicar o nome e morada para onde serão enviados os documentos respetivos em papel.

 

Legislação em vigor

Decreto-Lei n.º 14-G/2020

Despacho Normativo n.º 5/2020

Coordenadora Técnica
    Paula Cairrão

Assistentes técnicas

  • Ana Pereira
  • Anabela Lucas
  • Margarida Aires
  • Paula Aleixo
  • Teresa David

Horário de funcionamento
    08:30h – 17:00h

Nome do(s) coordenador(es)
Assistente Social: Sónia Carvalho

A equipa coordenadora funciona na escola sede do Agrupamento.

 

Principais atividades/ações
O Gabinete de Mediação exerce a sua ação em contexto educativo, enquanto espaço que pretende promover a formação integral do aluno e o seu envolvimento com a escola. Tem como objetivos:

  • Situações de insucesso escolar:

              - Melhorar o desempenho escolar dos alunos e o seu comportamento

              - Desenvolver nos alunos um sentimento de pertença e de ligação com a escola

              - Envolver os Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos

  • Situações de vulnerabilidade social:

             - Minimizar o impacto de situações de precariedade social

             - Melhorar o funcionamento de famílias desestruturadas

 

O trabalho do Gabinete de Mediação desenvolve-se através de estratégias e dinâmicas lúdicas e pedagógicas em contexto individual ou em pequeno grupo, privilegiando-se a proximidade não só como como forma de estabelecer relações de confiança, mas também como forma de aferir as reais necessidades de cada aluno, de forma a potencializar o sucesso educativo, entendido, por um lado, como aquisição de conhecimentos e competências e, por outro, como capacitação para a construção de uma cidadania ativa e participante.

Nome dos professor(es) coordenador(es)
Professora Bibliotecária, Ana Paula Príncipe Cardoso; a equipa coordenadora funciona na escola sede de Agrupamento.

Âmbito da ação da Biblioteca Escolar

  • Biblioteca Escolar da EB1 de Alfeizerão, integrada na Rede de Bibliotecas Escolares/ Ministério da Educação; a funcionar na Junta de Freguesia de Alfeizerão, num edifício contíguo à escola, desde 2008;
  • Biblioteca Escolar da EB1 de S. Martinho do Porto; não integrada na Rede na Rede de Bibliotecas Escolares/ Ministério da Educação; a funcionar no espaço escolar desde de 2011;
  • Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto; integrada na Rede de Bibliotecas Escolares/ Ministério da Educação desde 1998;
  • Serviço de Biblioteca nos estabelecimentos de ensino sem biblioteca escolar: Jardim-de-infância do Casal Pardo; EB1 do Casal Velho: EB1 da Cela; EB1 da Feteira.

Principais atividades/ações
A Biblioteca Escolar exerce a sua ação em contexto educativo, enquanto espaço aberto a todos a nível curricular e extracurricular. Funciona como uma estrutura transversal de suporte às aprendizagens, de apoio ao currículo e ao desenvolvimento das várias literacias (da leitura, da informação, dos média, digital) e na formação de leitores. Constitui um local apto para o estudo, a pesquisa e a formação pessoal e social, possíveis através de recursos documentais e de equipamentos disponibilizados. Pretende-se oferecer espaços confortáveis, que aliem a vertente pedagógica à recreativa. A ação e oferta da Biblioteca Escolar tem vindo a ser enriquecida com o desenvolvimento de parcerias externas, locais ou nacionais. A Biblioteca Escolar faz parte da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça.

Horário de funcionamento

  • BE da EBS de S. Martinho do Porto: todos os dias úteis das 8:30 às 17:30;
  • BE da EB1 de Alfeizerão e BE da EB1 de S. Martinho do Porto: sujeitas a horário semanal parcial;
  • Serviço de Biblioteca nos estabelecimentos de ensino sem biblioteca escolar: periódico.


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A MENSAGEM DA DIRETORA

As transformações que se sucederam nas últimas quatro décadas na sociedade portuguesa são por demais evidentes. Ninguém fica alheio às mudanças que ocorreram na economia, na tecnologia, nas diferentes formas de comunicação, nas novas formas de expressão cultural nas relações comerciais e laborais e até nas próprias relações interpessoais. Integrado nesta sociedade em convulsão e numa sociedade cada vez mais global,  ( + )
A Diretora, Luísa Sardo

CONTACTOS

Rua dos Bombeiros Voluntários
2460-654 S. Martinho do Porto
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Telefone: 262 985 090
Fax: 262 989 083

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