Sendo a autoavaliação um aspeto fundamental para conhecer o ponto de partida e, ao mesmo tempo, definir um rumo a seguir, a escola sede, então ainda não agrupada, no ano letivo 1994/95 implementou o projeto “Observar para Melhorar”, no âmbito do Observatório de Qualidade da Escola PEPT-DEPGEF. Nos anos subsequentes, com algumas adaptações sucessivas, foi seguido o Guião Organizativo do Observatório de Qualidade da Escola.
No ano letivo 2003/2004, a escola sede encetou processos sistemáticos de autoavaliação, através da implementação do sistema de avaliação CAF, tendo ainda em conta a Lei nº 31/2002. Dada a complexidade deste sistema, a Comissão de autoavaliação optou por, durante esse ano letivo elaborar os inquéritos respeitantes à CAF e avaliou as alíneas a), b), c) e h) da referida lei. No ano letivo seguinte aplicaram-se os questionários da CAF, tendo sido feito o seu relatório de análise que apresenta propostas de melhoria.
Posteriormente, a escola sede contactou a empresa Índice Consultores, procurando uma ajuda externa para a implementação de mecanismos mais eficientes de autoavaliação. Em 2005/2006 o Agrupamento assinou um protocolo com esta empresa, com vista à formação dos elementos que, futuramente, haveriam de constituir a Comissão da Qualidade. A referida Ação iniciou-se em Setembro de 2006, tendo-se começado a construir bases mais sólidas e organizadas para a implementação de processos de gestão e autorregulação que permitissem promover a eficácia e a melhoria contínua. A partir do ano letivo 2007/2009, no âmbito da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001:2008), o Agrupamento foi alvo de inúmeras auditorias internas e externas, tendo-lhe sido atribuída certificação de conformidade (escola sede), a partir do ano letivo2009/2010, por parte de uma entidade externa certificadora.
No ano letivo 2016/2017 iniciou-se um novo ciclo de implementação do modelo CAF, agora na sua versão CAF-Educação. Um grupo de 20 elementos (docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais) integraram a ação de formação de 60 horas “CAF-Educação, Modelo de Autoavaliação”, que culminou com a elaboração do Relatório de Autoavaliação do Agrupamento.
No ano letivo 2017/2018 a equipa CAF encontra-se a frequentar a formação “CAF/EFQM – Estratégias de Melhoria para a Excelência Organizacional”, que culminará na elaboração do Plano de Ações de Melhoria e na preparação da candidatura ao processo de validação externa PEF (Procedure for External Feedback), concedida pela DGAEP.
Em 2018 foi atribuído ao agrupamento o selo “Effective CAF User”, no seguimento da implementação do processo de autoavaliação CAF-Educação.
DOCUMENTAÇÃO
Relatório de Autoavaliação | ||
Plano de Melhoria | ||
Relatório Feedback Externo CAF | ||
Questionários de Satisfação 2022-2023 |